Brigadeiro para Confeitar



Quem faz cupcakes deve passar pelo mesmo problema que eu: ainda não cheguei na cobertura perfeita de chocolate. Uma fica muito mole, outra fica firme mas derrete no calor, outra fica muito doce, outra tem muita manteiga, etc, etc, etc.

Bom, dentre todas que eu já fiz, até hoje eu gostei de duas. Hoje vou postar uma delas, é a de brigadeiro para confeitar. Aí vocês pensam assim “Ah, Gabi, receita de brigadeiro?

Eu esclareço: esse é para usar com o bico de confeiteiro. Porque o brigadeiro comum ou fica muito mole e escorre ou fica muito duro, difícil de bicar. É bem fácil e vale a pena tentar, olha só:

- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 gema peneirada
- 100g de chocolate meio amargo

Junte todos os ingredientes em uma panela e prepare como um brigadeiro normal. Até desgrudar bem do fundo da panela.

Atenção: não deixe muito mole porque pode escorrer. Deixe esfriar e cubra os cupcakes.

Essa cobertura é gostosa, mas pra mim ainda é muito doce, por isso, tenha cuidado quando for usar pra não ficar enjoativo, ok?


12 comentários:

Aline Mees disse...

Oi! Eu geralmente cubro com ganache de chocolate intenso belga. Não fica enjoativo e aqui em casa quase sempre dá certo, a não ser quando é muuuito calor, aí preciso apelar para o chocolate tipo cobertura fracionada, que nem de longe dá o mesmo sabor, mas pelo menos não "desanda"...

pitadicas disse...

Oi Aline!
É ótimo poder trocar experiências, principalmente sobre as coberturas dos cupcakes.

Eu gosto de ganache, mas acho que os bolinhos pedem uma cobertura um pouquinho mais leve!

Vou postando outras coberturas e receitas aqui! Volte sempre pra comentar!

=)

Bruna M. disse...

Oi Gabriela!!!!

Menina eu gostaria de saber se você tem alguma receita que consiga fazer uma cobertura branca para o cupcake, eu já tentei com merengue mas ele ficou muito mole e escorreu tudo, então eu gostaria de uma dica como fazer um que fique firme!!!


obrigada

Bruna
http://docinhoobom.blogspot.com.br/

pitadicas disse...

Olá Bruna!

Pra te falar a verdade, cobertura branca que eu uso é o merengue, mesmo. Mas essa receita que passei no blog não escorre, não! Se fizer a calda na temperatura certa e bater o merengue como disse na receita fica BEM durinho e fácil de manipular. Eu gosto do merengue porque não fica muuuito doce, dá pra colorir de qualquer cor e é uma cobertura quase neutra.
Porque você não tenta de novo, usando as quantidades que postei por aqui? Pode ser que dê diferença!
Se você também quiser tentar, use essa receita do brigadeiro utilizando chocolate branco e tirando o chocolate em pó! Se for tentar, me avisa como ficou!
Já usei também cobertura de cream cheese, mas ela tem um sabor bem pronunciado e não dá pra bicar!

Espero poder ajudar mais outra hora!

beijos,

Frau M. disse...

O que eu mais gosto no seu blog: sem segredos. Às vezes, fico encantada com as receitas, mas quando vou fazê-las, noto que ficou faltando "o pulo do gato" ...
Abraços, obrigada pelas dicas!

pitadicas disse...

Obrigada, Frau!

Quando fizer, vem me contar o que achou!

Beijos!

Anônimo disse...

Estava nesse mesmo dilema de encontrar uma cobertura fácil e que fique no ponto, bonitinha pra trabalhar com o bico de confeitar... Vou testar esse brigadeiro pra ver se acerto!!!
Obrigadinha!!!

Anônimo disse...

oi então eu faço essa cobertura mas adiciono uma lata de creme de leite...dá super certo e corta um pouco do doce...o chato é que demora um pouco para dar o ponto, mas fica muito boa...

Gunstorm disse...

essa gema peneirada, seria gema crua pingada ou a gema em pó?

pitadicas disse...

Olá Gunstorm, a gema é crua, mas ela cozinha durante o processo, por isso não tem problema, ok? Serve para não deixar o brigadeiro "grudento" e firmar um pouco mais!

Anônimo disse...

Fiz a sua receita e ficou show! A única diferença que fiz no microondas. E ficou perfeita! Obrigada pela dica

Juliana Silva disse...

Essa cobertura ficou sensacional! Estava a tempos querendo uma receita de brigadeiro que ficasse com a voltinha linda e essa deu super certo!

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes