Crepes com Chocolate e Maracujá




Segundo meu dicionário de gastronomia, crepe é somente o nome das panquecas francesas, portanto, a massa é praticamente a mesma, um pouco mais leve e fina. Na Itália, panquecas são chamadas crespelle e na Rússia, blinis.

Essa receita de crepe eu peguei desse livro.

- 1 xícara de água
- 1 xícara de leite frio
- 4 ovos
- ½ colher de chá de sal
- 1 ½ xícara de farinha
- 4 colheres de sopa de manteiga derretida (aproximadamente 60 gramas)

Coloque os líquidos, os ovos e o sal no liquidificador e bata. Adicione a farinha e depois a manteiga derretida. Coloque na geladeira por pelo menos 2 horas. Esse tempo de espera é para que a massa fique um pouco mais elástica. A massa deve ser um creme ralo, apenas grosso o suficiente para cobrir as costas de uma colher.

Unte levemente uma crepeira ou frigideira grande com manteiga e faça os crepes, usando uma concha para medir a massa. Tente fazer o mais fina possível, ok? A melhor forma de virá-los é usando a ponta dos dedos, num movimento rápido, com muito cuidado!

Essa massa rende aproximadamente 15 crepes, mas tudo vai depender da espessura que você fizer e do tamanho da frigideira.

Agora, você pode fazer o recheio que quiser, é claro. Pra facilitar a minha vida, eu tenho em casa aquela mistura pronta para creme de confeiteiro. É bem prático, com 100 gramas de mistura eu adiciono 250ml de leite e levo ao fogo até engrossar, mexendo sempre. Pra fazer com chocolate, eu adiciono 100 gramas de chocolate picado até derreter.

Aí é só montar: espalhe cerca de uma colher de sopa bem cheia no centro do crepe e espalhe. Dobre uma vez em meia lua e mais uma vez para formar o triângulo. Pode ser feita enrolada também, mas eu gosto mais assim. Depois você pode regar com essa calda de maracujá que eu ensinei aqui.




Ps.: Eu não sou a favor de comida pronta, sempre faço tudo que posso, mas também tem coisas que julgo mais práticas. É claro que um creme de confeiteiro feito em casa, na hora, com uma fava de baunilha fica muito melhor, mas acho digno ter em casa essas misturas práticas, concordam? Vamos facilitar a vida!



0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes