Iogurte Caseiro



É muito fácil fazer iogurte caseiro, ele requer poucos utensílios, mas necessários.

A maioria das receitas diz que é bom ter iogurteira, mas eu uso uma garrafa térmica que funciona perfeitamente.

O que é mais necessário mesmo é um termômetro culinário. Sem o termômetro a chance de dar errado é maior. É porque os microorganismos que vão fermentar o leite precisam de um ambiente não muito quente nem frio.

*Os únicos ingredientes são um litro de leite e um potinho de iogurte natural (eu gosto muito do da batavo, ele é bem consistente.)

É tudo muito simples:
- Leve um litro de leite ao fogo (eu uso integral, não sei se outros chegarão ao mesmo resultado.)
- Quando atingir 80 graus no termômetro, retire do fogo e deixe esfriar até 45 graus. (se quiser agilizar, pode colocar a panela em uma bacia com água e gelo).
- Adicione o iogurte natural ao leite e coloque na garrafa térmica (ou iogurteira).
- Deixe parado sem abrir por 8 horas. Depois desse tempo abra, misture bem e leve para gelar.

A textura pode ficar mais ou menos densa conforme o tempo. Depois de fazer a primeira vez, você já vai pegar o jeito e saber o tempo necessário. Esse tempo também pode variar conforme o iogurte utilizado.

Pra quem não tem o termômetro dá pra fazer, basta prestar atenção: o leite em 80 graus é quando começa a formar pequenas bolhas ao redor da panela (não deixe ferver!), já os 45 graus é quando você consegue colocar o dedo no leite por uns 10 segundos e não se queimar. Pode tentar, vai dar certo!

Pra fazer o iogurte grego é baba: basta colocar o iogurte em uma peneira forrada com um pano de prato limpo ou aquele pano próprio para fazer queijo. Assim você vai estar tirando o soro e tornando o iogurte mais denso e conseqüentemente mais ácido. Você pode deixar por umas 3 horas, tudo vai depender da textura que você quer. Só não deixe muito tempo porque fica muito ácido, tá? (experiência própria!!!)

É muito fácil, né?

Aí tem mil coisas que dá pra fazer depois de pronto! Logo coloco receitas pra usar esse iogurte!


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes