Scones de Queijo




Hoje é dia de receita de pão. Não adianta dizer que não sabe por que esse aqui é muito facinho!

São uns pãezinhos Escoceses, chamados de Scones. Só de metida pra saber, eu procurei no dicionário de gastronomia e tem uma historinha legal, olha:
Dizem que recebeu este nome para lembrar a Stone of Desteny (Pedra do Destino) ou Scone, como era chamado o local onde eram coroados os reis escoceses. [...]

Agora chega de aula de História Geral da Vida e vamos pra receita:

- 200 gramas de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de fermento químico
- 50 gramas de manteiga
- 1 ovo
- 3 colheres de sopa de iogurte (pode ser aquele que ensinei aqui)
- 80 gramas de queijo (eu usei o coalho)

Misture o trigo o sal e o fermento. Adicione a manteiga e faça uma farofa fininha. Coloque o queijo bem ralado*, o iogurte e o ovo. Eu sugiro colocar o iogurte por ultimo, já que tudo depende do tamanho do ovo e da umidade da farinha. Ela vai formar facilmente um massa homogênea e que desgruda das mãos.

A partir daqui, dá pra colocar qualquer temperinho. Esses aqui eu fiz metade de azeitonas (coloquei elas bem picadinhas) e a outra metade de mostarda dijon e alho (uma colher de mostarda e alho desidratado a gosto). Caso seja usado um tempero com um pouco mais de água (como as azeitonas) pode ser que tenha que colocar mais farinha, tá?

Abra a massa (mas não muito, ela deve ficar grossinha), cerca de 1,5 a 2 centímetros. Use uma faca ou cortadores para fazer o formato que quiser. Eu usei cortador para biscoito redondo, que é o formato tradicional.

Leve para o forno preaquecido a 180 graus, por cerca de 30 minutos eu até dourar um pouco. Esses scones são bem gostosos, ficam macios por dentro e bem crocantes por fora! Aí vai da criatividade de cada um, esses pãezinhos podem servir de bases para canapés, pode-se variar os sabores para uma mesa de frios, sanduichinhos, etc. Agora vai lá testar e vem me contar como ficou!!

*Pra deixar o queijo bem raladinho eu coloco no miniprocessador com um pouquinho de farinha de trigo, isso faz com que ele não fique pegajoso.


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes