Creme de Confeiteiro



Esse creme é realmente o básico da confeitaria, pois pode ser saborizado com licores, frutas, chocolates, etc.

Como citou Raymond Blanc, “o creme de confeiteiro é para os chefs o que concreto é para os construtores”. Quem sou eu para dizer que não, certo?

Pra quem não conhece, Ray olha a intimidade é francês, mas considerado um dos mais respeitáveis chefs da Inglaterra e é dono de um restaurante 2 estrelas no Guia Michelin.

Mas aí já mudei muito o papo, né?

Anota a receita:

- 500ml de leite
- ½ fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência
- 5 gemas
- 125 gramas de açúcar
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo

Leve uma panela ao fogo com o leite e a essência ou fava de baunilha. Enquanto o leite esquenta, em uma tigela, bata as gemas e o açúcar até incorporarem bem (deve ficar esbranquiçado). Nessa mistura adicione a farinha e misture bem para não empelotar.

Cuide para que o leite não ferva. Assim que começar a fazer bolhas nas bordas, retire um pouco do fogo e vá colocando o leite pouco a pouco na mistura de gemas. Não pare de mexer, para que o leite não cozinhe as gemas, tá?

Quando já estiver metade do leite incorporado, volte toda mistura para a panela e devolva ao fogo. Deixe em fogo baixo mexendo sem parar até que a mistura engrosse.

Retire o creme da panela e deixe esfriar. Para que não forme aquela camada espessa por cima, passe um papel filme ou plástico em contato com o creme.


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes