Yes, nós amamos bananas!



Afinal de contas, é a fruta mais versátil da vida! Pode ser frita, cozida, crua, amassada, chips, split, batida, com doce ou com salgado. Ainda podem ser produzidas farinha, cerveja e aguardente de banana, é mole? E dá pra comer em rodelas com farinha láctea. (!!!!)

Vem conhecer melhor cada variedade e melhor aplicação!

Banana-nanica
Também chamada de banana-d’água, banana caturra ou Cavendish, é o tipo mais popular no Brasil. Tem casca fina, amarelo-esverdeada mesmo quando madura. O nome é em virtude do tamanho da bananeira, já que a própria fruta pode chegar a 25 cm. É boa para fazer à milanesa, mas não deve ser frita sem empanar porque pode desmanchar.

Banana-da-terra
É achatada e quando madura tem casca amarelo-escura. É a mais utilizada em pratos salgados, muito consumida na América Central. Geralmente é frita, cozida e assada, pois quando crua tende a “travar” na boca.

Banana-prata
É a variedade que tem a casca mais lisa e sem manchas. É a mais indicada para fritar, para fazer bananadas, banana passa, doces de colher e bolos.

Banana-ouro
É a menor encontrada no mercado, mede no máximo 10 cm e pesa em média 40 gramas.

Banana-maçã
Também chamada de banana branca, tem um perfume que parece de maçã. Tem casca amarelo-clara, fina é pequena e com formato mais arredondado. O uso culinário é restrito, geralmente usado in natura e em vitaminas, é de fácil digestão, por isso é aconselhada para bebês e idosos.

Espera um pouquinho que logo uma receita com banana rola por aqui!

Informações encontradas no sites Ceagesp, Mundo Estranho, Minhas Frutas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes