Álcool 70



Esse post é destinado a uma dica, muito boa, por sinal.

Quem trabalha com a área da saúde ou que envolve nutrição e gastronomia já conhece bem, mas eu acho que vale a pena repassar esse macete.

Para ajudar na higienização de bancadas e utensílios na cozinha, basta utilizar um borrifador com álcool 70.

Só pra esclarecer, o álcool líquido encontrado em mercados, em geral tem graduação de 92,8%, isso quer dizer que 7,2% é água. O que nós vamos fazer é diluí-lo em um pouco mais de água para que sua eficiência bactericida seja maior.

Essa diluição é essencial, pois o álcool comum evapora muito rápido, ficando pouco tempo em contato com a superfície, não desinfetando o local. Quando acrescido de água, a evaporação demora um pouquinho mais e faz a esterilização com eficiência.

É muito fácil de fazer utilizando o álcool comprado em supermercados (preste atenção na graduação: tem que ser 92,8%).

Eu faço em poucas quantidades, mas se quiser aumentar, fica a seu critério. Misture 190 ml de álcool de cozinha (92,8%) com 60 ml de água. Para isso use um copo medidor, vai resultar em 250 ml de álcool 70.

Vale lembrar que essa mistura além de desinfetar bancadas e pias, pode ser aplicada nas mãos e antebraços para higienização. Também não preciso dizer pra tomar cuidado, né?




Ps.: Segundo a ANVISA, o álcool 70 é um desinfetante de ação média, não indicado para desinfecções em que maior rigor é exigido (por exemplo, instrumentos cirúrgicos, odontológicos).


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes