Crème Brûlée




O Crème Brûlée (creme queimado, em francês) é uma criação disputada por vários países. E não é pra menos, afinal, é muito gostosa. França, Espanha, Portugal e Inglaterra tentam ser os “donos” dessa delícia, segundo o Wikipédia.

Como sempre, os franceses estão na frente, já que o primeiro registro é de 1691 e está no livro Nouveau Cuisinier Royal et Bourgeois de François Massialot.

A receita que eu fiz foi do site Panelinha, mas da próxima eu vou tirar uma gema, pra que fique com uma consistência mais cremosa.

- 5 gemas (da próxima eu vou tentar com 4)
- 50 gramas ou 1/3 de xícara de açúcar refinado
- 100 ml de leite
- 350 ml de creme de leite (Veja bem, são mililitros e não gramas, isso dá 2 caixinhas de creme de leite)
- 1 fava de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha




O modo de fazer é muito fácil. Coloque o leite em uma panelinha e coloque a fava de baunilha pra esquentar, isso vai liberar o aroma e sabor da baunilha. Leve para a geladeira para resfriar. Se você estiver usando essência, não há necessidade de esquentar o leite, ok?

Enquanto o leite resfria, coloque as gemas e o açúcar na batedeira e bata até ficar um creme claro e fofo. Pare de bater e misture delicadamente o creme de leite e o leite já frio (não o adicione se estiver muito quente para que não cozinhe as gemas!). Se você estiver usando essência, adicione nesse momento.

Deixe o creme descansar por 15 minutos na tigela da batedeira e ligue o forno a 160 graus (médio baixo). Coloque um pouco de água para ferver ou aqueça bem no microondas. Organize potinhos que possam ir ao forno em uma assadeira e depois de descansar distribua o creme de forma igual. Coloque a forma no forno e despeje a água quente (cuidado!) na forma, fazendo um banho-maria.

Asse por 40 minutos, o creme deve ficar consistente quando você balançar a forminha. Retire do forno com cuidado e quando estiver um pouco morno, coloque na geladeira para gelar. O ideal é fazer essa receita um dia antes.

Na hora de servir, polvilhe açúcar cristal por cima e use um maçarico culinário para caramelizar esse açúcar. Sirva em seguida.


1 comentários:

Anônimo disse...

Esta sobremesa é deliciosa!
Provamos no dia das mães e valeu muito a pena! =)

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes