Não esqueça o Cannoli!



Quem gosta do filme O Poderoso Chefão vai querer assistir de novo depois desse post. Foi o que aconteceu comigo e com o Amor.

Eu explico: no primeiro filme da trilogia, quando Clemenza sai pra matar Paulie, sua esposa deixa bem claro: “don’t forget the cannoli!” (Não se esqueça do cannoli!)

Pois bem, como um bom Siciliano, depois de executar o azarado Paulie, Clemenza relembra ao parceiro: “Leave the gun. Take the cannoli.” (Deixe a arma, pegue o cannoli.). Veja aqui o vídeo.

Uma lembrança mais do que merecida, já que esse doce de origem italiana é muito gostoso. Não tem segredo, é uma massinha crocante em forma de tubo, daí vem o nome que significa “pequeno cano”. O recheio é bem variado, mas o essencial é o açúcar e a ricota. Nesse post eu fiz uma adaptação pra quem não tem paciência pra fazer frituras em casa nem abrir massa na espessura de pastel.

O processo é bem mais simples do que fazer a massa, apesar de não ficar igual ao original. Use massa de pastel doce comprada pronta. Nos rolinhos de alumínios próprios para cannoli, passe bastante óleo, enrole a massinha e besunte com mais óleo. Leve para o forno preaquecido a 200 graus e fique de olho, demora cerca de 15 minutos pra ficar bem coradinho. Retire do forno e deixe esfriar para soltar o tubo.

Para o recheio:

- 350 gramas de ricota fresca
- 150 gramas de cream cheese
- ½ xícara de água
- ½ xícara de suco de limão siciliano
- 1 xícara de açúcar




Passe a ricota por uma peneira e misture com o cream cheese. Em uma panela, coloque a água, o suco de limão e o açúcar. Leve para o fogo e deixe reduzir pela metade, vai ficar cerca de ½ xícara de líquido. Adicione com a mistura de queijos e leve para a geladeira. Depois de gelado coloque em um saco de confeitar (sem bico) e recheie os tubos na hora de servir. Polvilhe açúcar de confeiteiro por fora e aproveite!

Você ainda pode adicionar no recheio uvas passas, frutas cristalizadas, gotas de chocolate, etc. Existem várias versões, use a imaginação!

Ps.: Não tem tubos para assar a massinha? Não deixe de provar por isso. Use aqueles cones vendidos prontos (aquele pra colocar maionese, saca?). Não fica igual, mas é uma boa opção, né?


4 comentários:

Leo disse...

Muito bom este doce!
'i'm gonna make an offer you can't refuse!' :)

Alvinha FELIZ disse...

Onde posso comprar os rolinhos de alumínios próprios para cannoli ?

pitadicas disse...

Olá, Alvinha!

Dependendo da cidade, tem em lojas de produtos para cozinha, mesmo (aquelas com panelas de cobre, forminhas de empadinhas, etc). Aqui em Florianópolis eu encontrei no Mercado Público. Se você não achar, em algumas lojas virtuais tem também, como essa aqui: http://www.panelaecia.com.br/forno/formas/forminha-canolli.html

Boa sorte!

Anônimo disse...

Ola Pitadicas!
Gostaria de saber se essa mistura de agua, limao e acucar depois de pronta, use-se fria ou quente?
Muito obrigada pela receita. Parece muito bom!

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes