Cocada Boa



Essa cocada é da boa. Dá um pouco mais de trabalho, mas é por isso que é da boa.

Na verdade o único trabalho que dá é de limpar o coco, mas vale a pena. Até dá pra usar aquele coco que se vende congelado, mas eu me dei ao trabalho de comprar, abrir, limpar, ralar e finalmente fazer essa cocada. Já que é época de festas juninas, aproveite para tentar.

Compre um coco e coloque-o no freezer. Não me pergunte a razão, mas aparentemente fica mais fácil de quebrar e soltar da casca. Depois que tirar da casca mais dura, com uma faquinha vá tirando aquela pele escura (com muito cuidado, ok?). Não precisa se apegar muito nessa etapa, deixe uns pedacinhos pra dar um ar mais rústico.

Agora, você vai precisar de um processador com lâmina de ralar. Até porque ralar um coco inteiro ‘no braço’ vai dar trabalho (e um bíceps invejável!).

Depois de ralado, coloque o coco em uma panela com uma caixinha de leite condensado (porque a minha cocada é daquela mais molinha e cremosa, sabe?). Pra falar bem a verdade eu coloquei menos de uma caixa de leite condensado, pra não ficar muito doce, só pra ‘dar liga’ no coco. Se quiser, pode colocar cravo e canela em pau também. Ligue o fogo e não pare de mexer, é como um beijinho com outra proporção: mais coco do que leite condensado. A fruta vai começar a soltar um pouco de líquido, mas pode continuar porque vai evaporar e endurecer depois. Ferva sempre mexendo até desgrudar bem da panela.

Coloque em colheradas grandes em uma forma (não precisa untar) e leve para gelar. Rende 5 cocadas grandes. Ela vai endurecer um pouco mais e ficar de-li-ci-o-sa! 

4 comentários:

Leo disse...

hummm esta cocada ficou maravilhosa... sou suspeito pois adoro coco, mas ficou muuuuito boa!!!

Anônimo disse...

Prezada Gabriela, parabéns pelo sítio, vê-se logo que é feito com muito amor.
Vou abusar e fazer um pedido :)
Quem sabe você posta alguma receita de molho/geleia de pimenta para nós?
Abraço.
Eleandro.

pitadicas disse...

Obrigada, Eleandro!

Pedido anotadíssimo, já fiz algumas receitas com pimenta, assim que eu tiver as fotos eu posto!

Volte para anotar!!

Anônimo disse...

Gabriela como eu faço para endurecer a cocada


Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes