Gelatina de Vinho Branco


Quando você vai fazer uma janta, já que dá muito trabalho, o ideal é procurar uma receita fácil, não é? Que tal uma gelatina? Essa sobremesa apesar de ser uma simples gelatina, oferece um requinte e é linda visualmente.

Consiste em uma gelatina de vinho branco decorada e guarnecida com morangos. Você vai precisar de:

- Uma garrafa de vinho branco seco (750 ml)
- 1 ½ pacotinho de gelatina sem sabor e incolor
- 350 gramas de açúcar (cerca de 2 xícaras, vá provando a doçura conforme seu gosto)
- 8 morangos do mesmo tamanho lavados, limpos e bem secos.

Hidrate e dissolva a gelatina em um pouco de vinho conforme o fabricante, eu faço no microondas. Não aqueça muito, já que assim, a gelatina perde o poder de gelificação. Misture o vinho e o açúcar em uma panela e aqueça até o açúcar dissolver, esquente somente o necessário para que não demore muito para resfriar depois. Prove essa mistura, eu achei um pouco doce, da próxima vou diminuir o açúcar, por isso faça com a quantidade de açúcar que preferir.

Misture a gelatina nessa mistura quando estiver morna, despeje cerca de 1 centímetro em cada taça e leve para gelar. Reserve o restante da mistura de vinho fora da geladeira. Quando estiver bem firme, coloque um morango em cada taça e adicione mais 1 centímetro de gelatina e leve para gelar. Esse processo vai fazer com que o morango fixe no local que você colocou. Se você encher de gelatina até a borda nesse momento, o morango vai boiar antes que a gelatina endureça. Leve para gelar.


Quando o morango estiver bem fixo no meio da taça você pode adicionar o restante da gelatina de vinho em todas as taças. Leve para gelar até a hora de servir. 

Use um vinho de boa qualidade, vai fazer com que a receita fique mais gostosa. Esse método também pode ser feito com outras frutas vermelhas como amoras, framboesas e mirtilos, além de poder usar um vinho rosé. Se você ainda quiser, pode servir com um pouco de creme de leite levemente batido.


2 comentários:

Anônimo disse...

Uauuu!!!
Alem de parecer ser uma delícia, é liiindo, e também comemos com os olhos nao é mesmo gabi!!?!
Perfeito para encerrar o jantar com chave de ouro!!
(=
LUCIANA PANEGALLI

pitadicas disse...

Luu!

Fico muito contente em estar te dando essa vontade de comer!
Espero que tu esteja testando e aprovando as receitas!
=)

Saudades,
Beijos!

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes