Caldo de Camarão


Tem gente que tem medo de camarão. Eu sei. Medo de fazer, porque o camarão não pode ficar nem cru, nem cozido demais. Mas olha só, esse caldo de camarão não tem segredo e fica ótimo. Peraí, deixa eu repetir: fica ó-ti-mo. Aqui em casa é sucesso!


Aqui no litoral de Santa Catarina é muito popular, mas eu confesso que não sei a origem. Sei que tem muitas regiões do Brasil que tem várias versões. Eu gosto muito dessa receita porque tem o gosto do camarão bem saliente. Em Florianópolis, tem uma região onde a cultura pesqueira e Açoriana são muito presentes, o Ribeirão da Ilha (se você não conhece, vale a pena conhecer), onde esse Caldo de Camarão é muito conhecido.

Vamos pra receita:

- 1 quilo de camarão com casca
- 1 cebola grande
- 4 tomates
- 1 pimentão verde grande
- Manjericão ou alfavaca a gosto
- 1 colher de sopa (bem servida) de extrato de tomate
- Água suficiente
- Farinha de mandioca para o pirão

Pique os temperos e lave bem os camarões em uma peneira. Deixe as cabeças, elas dão mais sabor ao caldo. Leve bastante água para ferver.

Refogue bem a cebola, depois o pimentão e os tomates, faça um molho bem generoso. Coloque o extrato e deixe ferver bem. Coloque os camarões com casca e refogue. Logo em seguida, acrescente água fervente até cobrir tudo. Acerte o sal. Deixe os camarões cozinharem por uns 10 minutinhos (depende um pouco do tamanho do camarão) e acrescente a alfavaca no fim e acerte o sal. Separe os camarões em uma travessa para servir e faça um pirão com o caldo.



O meu pirão é feito com farinha de mandioca branca e o caldo é colocado bem quente por cima. Esse pirão é conhecido como “escaldado”, diferente do pirão “cozido”, onde a farinha é colocada dentro da panela para cozinhar junto com o caldo.

Aqui em casa esse é o cardápio: pirão e camarão. E tem que fazer sujeira, se lambuzar descascando o camarão na mesa mesmo. Tem que se divertir! Bom apetite!



2 comentários:

Anônimo disse...

Hummm...deu água na boca!!!

Alini

leo disse...

Esse caldo é pra matar um pouco da saudade de Floripa!

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes