Pão na Le Creuset


Ontem, dia 8 de Julho, foi dia do padeiro e nós devemos muito a eles, não é? Pois então, que tal fazer o seu próprio pão hoje e dar uma folguinha pra eles?

Essa receita é demais, eu amei! Vi no blog Simple so Good.

É tão simples, mas deve ser feita na panela Le Creuset. Se você não tem uma, acredito que possa ser feito também em uma panela de barro, mas tem que ter tampa.

Ela parece ser trabalhosa, pois tem que começar um dia antes, mas não tem segredo.

Em uma vasilha grande, misture:

- 3 xícaras de farinha de trigo peneirada
- 2 colheres de chá de sal
- ½ colher de chá de fermento biológico seco
- 1 ½ xícara de água

Misture tudo muito bem, vai ficar uma massa bem grudenta, mas é assim mesmo. Cubra a vasilha com plástico filme e deixe parado por 12 horas. Isso mesmo, 12 horas. Ela vai crescer bastante, por isso tem que ser uma vasilha grande, ok? Você pode fazer essa mistura antes de dormir e quando acordar vai estar no ponto.

Depois do descanso, ligue o forno a 230o. Deixe aquecer por 30 minutos e coloque a panela com a tampa lá dentro. Só a panela, mesmo. Nós queremos que a panela fique bem quente, por isso, deixe-a dentro do forno ligado por mais 30 minutos. Enquanto esquenta a panela, vire a massa sobre uma superfície enfarinhada (coloque bastante farinha nas mãos também, para evitar que grude). Forme uma bola com a massa e cubra-a com um plástico (pode usar bastante farinha nesse processo, ela gruda bastante). Nesses 30 minutos de aquecimento da panela, a massa vai crescer mais um pouco.

Tire a panela do forno com muito cuidado, coloque a massa do pão dentro e tampe rapidamente para não perder o calor. Não precisa untar nem enfarinhar a panela, pode confiar em mim. Retorne a panela ao forno na mesma temperatura e deixe por 30 minutos. Retire a tampa e deixe mais 15 minutos assando.


E já está pronto! Não é muito fácil? O pão fica com aquela crosta crocante por fora e macio por dentro!

Esse acabou de virar meu pão-xodó. Me aguardem, vou fazer vários sabores!

3 comentários:

leo disse...

Lindo pão, ficou delicioso!
Na próxima tem que rolar um fondue de queijo!

Anônimo disse...

Boa noite Gabriela, seu blog é muito bacana, parabéns!!
tenho uma Le Creuset também que é minha paixão, só que ela é a laranjinha clássica da marca, como ela tem pouca quilometragem fico com medo de coloca-la em algumas aventuras. Minha duvida é, na receita você diz que tem que deixa-la 30 minutos sozinha com a tampa no forno e só depois colocar o pão, mas no manual dela diz que não pode coloca-la no fogo sem algo dentro, ou um alimento, ou óleo e agora??? achei o pão divino mas fiquei na duvida..
Abraços, Ana Souza

Paula F disse...

Ana Souza - Estou pensando em usar um óleo pra untar por dentro e colocar papel manteiga e untar de novo, veja o site da Le Creuset - Pain de Campagne. Também tenho uma panela que é o xodó e assim vou experimentar. Boa Sorte pra nós!!!

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes