Quindim



Estava eu, toda faceira, com uns ovos coloniais com a gema bem laranja na geladeira. O que fazer quando se tem gemas tão lindas assim? “Quindim” – pensei eu.

Só que a minha receita de quindim vai leite de coco. E isso eu não tinha na despensa. Mas eu não sosseguei, é claro teimosia é meu nome do meio. Aí fui em busca de uma receita mais tradicional mesmo, aquelas com gemas, açúcar e coco.

Cheguei ao site da União, que achei uma receita muito simpática. Eis que ficou ótima! Nada mais justo que eu compartilhe essa belezinha aqui com vocês, né! Eu fiz meia receita, e é assim que vou passar aqui, rendeu 7 unidades.


- 1 ¼ xícara de açúcar
- ¾ xícara de água (equivale a 150 ml)
- 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
- 7 gemas peneiradas (cerca de 150 gramas)
- 1 pacote pequeno de coco seco ralado (o de 50 gramas, ok?)
- ½ xícara de água morna para hidratar o coco

Coloque no fogo médio o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de fio grosso. Quando você levantar a calda com uma colher, ela deve fazer um fio que demora para se dissolver. Quando estiver nesse ponto, desligue o fogo, junte a manteiga e deixe esfriar. Acrescente o coco ralado (já hidratado na água) e as gemas peneiradas e misture bem. Deixe descansar por 3 horas, no mínimo (não sei por que, mas eu deixei descansando, já que a receita pedia).

Distribua a mistura nas forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar. Leve ao forno preaquecido a 200oC em banho-maria. Coloque a água do banho-maria já quente na forma para agilizar o processo. Asse por cerca de 50 minutos. Quando for tirar das forminhas, não deixe esfriar muito, o ideal é desenformá-los ainda morninhos. Sirva gelado.


2 comentários:

Adriana Balreira disse...

Me diz uma coisa, vc mexeu na mão mesmo? É que uma vez tentei fazer quindim e bati no liquidificador e não deu certo. Então queria saber se é só para misturar de leve os ingredientes.
Beijos
Adriana

pitadicas disse...

Oi Adriana!

É pra mexer na mão, mesmo! Só pra misturar as gemas na mistura de calda de açúcar e coco!

Qualquer dúvida é só chamar!

Beijos!

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes