Sopa de Batata Baroa


Quando o frio chega aqui no Sul, é de tremer o corpo inteiro. E não tem nada melhor do que se esquentar com uma sopa. O problema é que tem que variar os sabores, aí eu fico em busca de receitas bem gostosas.
Aqui em casa nós adoramos batata baroa (ou batata salsa, mandioquinha) e eu resolvi fazer uma sopa com elas. As receitas que rolam pela internet não me agradaram, por isso eu resolvi fazer no feeling mesmo. E ficou ótima, já está na lista pra repetir logo!

- 4 ou 5 unidades de batata baroa
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- ½ calabresa picada
- Couve manteiga picada
- 2 a 3 litros de água

Limpe, descasque e pique em rodelas a cenoura e a batata baroa. Pique grosseiramente a cebola e o alho e refogue bem em um pouco de óleo e depois acrescente água fervente. Quando ferver, adicione as batatas e a cenoura para cozinhar e um pouco de sal. Enquanto cozinha, leve a calabresa picada para fritar em outra panelinha sem óleo nenhum (eu faço isso para que solte um pouco da gordura).

No momento que os legumes já estiverem cozidos, desligue o fogo e espere esfriar um pouco (eu driblo essa fase colocando uns cubos de gelo na panela). Quando amornar, coloque os legumes para bater no liquidificador, adicionando um pouco de água se necessário. Volte esse creme para a panela e adicione a calabresa, escorrendo bem a gordura que saiu. Cozinhe a sopa, coloque a couve picada e acerte a espessura da sopa que você quiser: mais cremosa ou mais líquida. Corrija o sal e um pouco de pimenta da sua preferência. Sirva bem quente com queijo ralado.


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes