Alfarojes




Eu peguei essa receita de Alfajores do livro Larousse da Cozinha do Mundo – Américas que deu super certo. Quem quiser investir na coleção Larousse vale a pena!

Para a massa:

- 100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 150 gramas de açúcar
- 3 gemas
- 150 gramas de amido de milho (a maisena!)
- 50 gramas de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó

Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme esbranquiçado e fofo. Junte, sempre batendo, as gemas uma a uma até ficarem bem incorporadas ao creme. Pare de bater e adicione as farinhas peneiradas e o fermento. Misture com as mãos, ela vai formar facilmente uma massa lisa e deixe descansar por 20 minutos.

Em uma superfície enfarinhada abra a massa com a espessura de aproximadamente 1 centímetro (pode ser um pouco menos, mas não muito fina porque fica quebradiça). Com um copo pequeno ou cortador redondo, faça os discos de biscoito e coloque em uma forma com papel manteiga. Deixe um bom espaço entre os discos porque a massa, apesar de levar o fermento, não cresce muito, mas derrete bem para os lados, ficando uma bolacha grande.

Leve ao forno pré aquecido a 180oC por 15 minutos ou até começarem a dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Agora vem a parte tentação: recheie com doce de leite e aperte os biscoitos até transbordar o doce! Pode usar os dedos pra espalhar um pouco de doce de leite ao redor e role no coco ralado.

Dá pra variar o recheio também, pode ser com trufas de coco, ganache de chocolate ou com o brigadeiro para bicar.

Ah, se você adora alfajores, pode dobrar a receita, porque rende em média 12 unidades! (24 bolachas, ok?)

1 comentários:

Leo disse...

Delicioso!

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes