Bolo Surpresa de Cenoura




Bolo de cenoura sempre é uma boa escolha pra ter em casa para acompanhar aquele cafezinho!

Eu sei que existem várias receitas e muita gente tem a sua bem guardadinha no livro de receitas. Mas hoje eu vou ensinar a fazer uma surpresa no bolo de cenoura, já que todo mundo gosta mesmo é de muuuuuita cobertura, né?

Esse bolo não tem segredo, é só colocar no liquidificador:

- 2 cenouras grandes (descascadas e cortadas em rodelas)
- 3 ovos
- ½ xícara de óleo
- 2 xícaras de açúcar

Bata bem esses ingredientes até ficar bem líquido. Adicione 2 ½ xícaras de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento químico. Passe a massa para uma forma untada e enfarinhada e leve para assar em forno preaquecido a 200oC por cerca de 45 minutos.

Enquanto o bolo está no forno e exalando um cheirinho delicioso, vá fazendo a calda de chocolate que vai por cima.

- 4 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 xícara de leite

Coloque todos esses ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo baixo até engrossar. Demora um pouco, cerca de 25 minutos, tá? E você deve tomar cuidado e mexer sempre, já que a mistura levanta espuma nos primeiros minutos.

Até aqui o bolo é o que você conhecia, né? Pois bem, pra dar um charme e fazer uma surpresa super agradável, eu fiz um recheio pra esse bolo. Mas não fiz simplesmente cortando ao meio, não. Fiz um pudim de caixinha (sim, estou eu aqui novamente usando esses benditos pudins) de chocolate como manda o fabricante, e quando estava pronto e ainda quente, adicionei cerca de 1 xícara de chocolate ao leite para derreter junto. Quando esse chocolate esfriar, vai ajudar a endurecer um pouco essa mistura.

Quando o bolo estiver frio, corte uma tampa na parte de cima, mas não faça isso bem no meio do bolo. É só uma ‘tampa’ mesmo, cerca de 2 centímetros e reserve. Com uma faquinha, faça um círculo que fique cerca de 2 centímetros da borda. Depois, faça outro círculo com um raio de 8 ou 10 centímetros. Com ajuda de uma faquinha pequena ou uma colher, vá cavando entre esses dois círculos, tente não furar o bolo no fundo, ok? Quando você acabar de cavar todo o meio do bolo, coloque a mistura de pudim com chocolate no buraco feito. Acredito que com as fotos é mais fácil de entender.






Recoloque a ‘tampa’ do bolo e jogue a calda de chocolate por cima. Espere ficar frio para cortar se você resistir pra que não desmorone, tá?

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes