Camarão na Moranga



Camarão na moranga é fácil de fazer, mas pode ser que seja um pouco trabalhoso. Tem que programar pra começar com antecedência, ok? Vamos logo pra receita!

- 1 moranga média
- 700 gramas de camarão descascado e limpo
- 1 cebola grande bem picadinha
- 2 tomates grandes sem pele picados
- ½ pimentão verde picado
- sal e pimenta moída
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- Manjericão ou alfavaca picadinho
- Requeijão, creme de leite, creme de queijo, mistura para fondue ou o que você preferir.

Ligue o forno a 200oC. Lave bem a moranga e faça um corte na parte de baixo para que fique nivelada. Esse detalhe serve para que ela não fique torta dentro da assadeira e não corra o risco de virar. Abra uma tampa na parte de cima, quanto mais afiada a faca, melhor. Por incrível que pareça, facas sem fio causam mais acidentes do que as afiadas. Evita que você force demais e perca o controle da direção da faca. Retire as sementes com ajuda de uma colher e lave bem por dentro também. Salpique um pouco de sal e uma pitada de açúcar na parte de dentro da moranga e besunte com um pouco de óleo por fora e leve para assar. Eu vou falar bem uma verdade aqui: tem um monte de receita que diz pra ficar 50 minutos ou 1 hora. A minha ficou 2 horas. Isso mesmo, tem que começar bem cedo!

Tempere os camarões com sal e frite-os em uma panela grande e funda. Faça esse processo aos poucos para que os camarões não soltem água. Pra isso, frite em óleo bem quente e rapidamente. Isso faz com que a água se mantenha dentro do camarão e não fique seco e borrachudo. Vá retirando os que já estejam fritos e reserve. Na mesma panela (para aproveitar o sabor que ficou ali) frite a cebola até amolecer e acrescente o pimentão e o tomate. Cozinhe bem esse molho, adicione o extrato de tomate e ajuste o sal e a pimenta. Quando estiver bem cozido, adicione os camarões já fritos, o manjericão e o creme de leite (ou que você quiser, eu usei creme de leite porque acho que combina mais).

Quando a moranga estiver cozida, coloque o camarão lá dentro, jogue um pouco de queijo por cima e volte para o forno. Não precisa assar demais, já que tudo já está cozido.

Sirva bem quente com arroz branco.


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes