Geleia de Pimenta



Eu já fiz outras vezes geleia de pimenta, mas nenhuma tão gostosa como essa. Pra quem não sabe, para que toda geleia fique com a consistência certa, precisa de pectina, uma substância que é encontrada na casca e polpa de várias frutas – vermelhas, principalmente.

A pimenta não possui pectina, por isso, é necessário que seja usada outra fruta que forneça essa substância. Geralmente é feita com maçã ou abacaxi.

O que essa receita tem de diferente é que leva tomate. Além de dar a consistência de geleia, dá um sabor delicioso. E olha como é fácil:

- 500 gramas de tomates maduros
- 2 pedaços de 6 centímetros de gengibre fresco
- 4 pimentas dedo-de-moça (altere essa quantidade para escolher o grau de picância – eu usei 3 pequenas)
- 4 dentes de alho em fatias finas
- 300 gramas de açúcar
- 100 ml de vinagre de maçã

Coloque metade do tomate e o gengibre no liquidificador até obter um purê liso. Não retire a pele nem a semente dos tomates, são eles que fornecem a pectina. Coe essa mistura se achar necessário, eu não coei. Em uma panela, coloque esse purê de tomate, o restante do tomate picadinho, a pimenta, o alho, o açúcar e o vinagre e deixe levantar fervura. Não pare de mexer e se subir espuma, retire com uma escumadeira. Cozinhe por cerca de 30 minutos, a geleia fica pronta quando engrossar e ficar bem brilhante.

Ponha a geleia em um vidro esterilizado e espere esfriar antes de guardar.

Use com carnes grelhadas ou assadas, de porco ou de cordeiro. Também pode ser passada em torradas que acompanham ovos poché.

A receita é do livro Chefs: Segredos e Receitas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 
 
 

 
Premium Blogger Themes